• Inicio
  • > Como se escreve pega mao

Como se escreve Pega mao

Pega mao: Este site auxilia você a compreender melhor diversas palavras da língua portuguesa. Criamos uma ferramenta para nossos clientes que os ajudará a corrigir os erros mais comuns, encontrar sinônimos e palavras raras do nosso idioma. Se a busca não retornar resultados, experimente outra palavra ou retorne à página anterior. início

Definição da pêga

Pêga

f.

O mesmo que pega.

Pêga

f.

Pássaro corvídeo.

Náut.

Peça de madeira, que cobre a cabeça do mastro.

Burl.

Mulher feia.

Qualquer mulher.

Adj.

Diz-se do cavalo que é malhado.

(Do lat. pica)

Péga

f.

Laço ou braga de ferro, com que se prendiam os pés dos escravos fugitivos.

Bras

Recrutamento forçado.

(Do lat. pedica)

Péga

f.

Acto de pegar. Acto de agarrar o toiro com as mãos. Cabo, asa, ou parte de um objecto, por onde se pega. Aso ou ensejo. Discussão acalorada, desavença: os dois sócios tiveram péga.

Gír.

A verdade.

Palavra certa: péga

A forma verbal escrito corretamente é péga.


Definição da mão

Mão

f.

Parte do corpo humano, a qual, situada na extremidade do braço, serve especialmente para o tacto e para a apreensão dos objectos. Extremidade dos membros dianteiros dos quadrúpedes: a mão do cavalo. Extremidade, depois de cortada de qualquer membro das reses. Garra de algumas aves. Posse, domínio: lançar mão de bens alheiroso. Autoridade. Influência. No jogo, o parceiro que primeiro joga. Lanço completo de jogo: ganhar duas mãos. Gavinha. Camada de tinta ou cal sobre uma superfície; demão. Carda miúda. Lado direito do cocheiro que guia um carro. Pequeno feixe ou qualquer objecto que se abrange com a mão: uma mão de nabos. Modo de fazer as coisas, feição, maneira. Peça, com que se tritura ou se pisa qualquer coisa no almofariz. Qualidade ou poder de ser o primeiro em dizer ou fazer qualquer coisa.

Náut.

A haste mais curta de um madeiro angular.

Náut.

Ligação da ponta ou chicote de um cabo com o mesmo cabo. Parte de um instrumento ou utensílio, por onde ele se segura e se maneja ou se governa: a mão da enxada.

Antigo peso indiano.

Medida de capacidade em Damão.

Gír.

Chave. Mão de papel, cinco cadernos. Mão de ferro, potência, tirania e opressão.

Prov.

trasm.

Mão de braseira, pá de ferro, com que se mexe a cinza da braseira, para avivar as brasas. Mão de Judas, apagador de velas, usado nas igrejas, na semana santa. Mão de nabos, cinco cabeças de nabos. Mão morta, mão, que um estranho pode mover à vontade. Mão de rédea, governo do cavalo. Bens de mão morta, os que pertencem a certas corporações, como confrarias, conventos, etc.

Bras. do N

Mão de milho, conjunto de cinco espigas.

Bras. do N

Mão de pilão, peça de madeira, com que se tritura qualquer coisa no pilão. Feito por mão de mestre, bem feito, bem acabado. Coisa em primeira mão, coisa adquirida directamente de quem a fabricou; coisa que outrem ainda não possuiu. Coisa em segunda mão, coisa já usada, ou já utilizada por outro ou outros. Letra de mão, letra manuscrita. De mão comum, dizia-se o testamento, feito por consortes, um dos quais ficaria herdeiro universal do que primeiro falecesse.

Levar mão de, largar: «a desgraça não levava mão delle.» Camilo, Bibl. do Coração, 176.

Ir à mão de, repreender. Contrariar. Cf. Pant. de Aveiro, Itiner., 34 e 62, (2.^a ed.).

Loc. adv.

Por baixo de mão, às escondidas. Cf. Camilo, Vinte Hor. de Lit., 228.

Assentar a mão, ter firmeza ou segurança no que faz.

Fam.

Bater. Dar a mão a, auxiliar, proteger. Dar de mão, a erguer ou levantar mão de, desviar de si, renunciar, dispensar. Deitar a mão, apoderar-se; agarrar. Pedir a mão de, pedir em casamento.

Loc. adv.

À mão, perto, ao pé.

Loc. adv.

De mão em mão, das mãos de um para as mãos de outro, de pessoa para pessoa. Ter mão, tomar cautela. Parar. Amparar alguma coisa. Fazer mão baixa em, roubar, surripiar. Numa volta de mão, rapidamente, num abrir e fechar de olhos. Jogar de mão, ser o primeiro a jogar.

Loc. adv.

Mão por baixo, mão por cima, cautelosamente.

Loc. adv.

À mão de semear, ao alcance da mão; perto.

Com a mão do gato, surrateiramente.

De mão na ilharga, de modos grosseiros; com ares de regateira.

Vir à mão, vir ás boas, chegar à razão.

Falar à mão, interromper alguém, objectar: «como ninguém lhe falasse á mão...» Camilo, Filha do Regicida.

Ter mão de, segurar, obstar: «não teve mão de si, que o não atalhasse». Idem, ib.

Mão de obra, trabalho manual.

Prov.

trasm.

O mesmo que bico de obra|bico, pequeno concerto, algum serviço para artista ou operário.

Pl.

Mãos de anéis, mãos mimosas, delicadas. Mãos rotas, (m. e f.), pessoa perdulária, dissipadora. Mãos atadas, (m. e f.), pessoa acanhada. Mãos limpas, integridade, honradez. Mãos largas,(m. e f.), o mesmo que mãos rotas. Mãos postas, mãos erguidas, juntando-se palma com palma, para rezar ou suplicar. Com ambas as mãos, da melhor vontade (aceitar). Estar com as mãos na massa, ou ter entre mãos, estar trabalhando ou estar tratando de. Lavar as mãos disto ou daquilo, protestar a sua inocência, não tomar a responsabilidade. Meter ou pôr mãos à obra, começá-la com empenho, com boa vontade. Meter os pés pelas mãos, confundir-se, não saber o que há de dizer, falar sem tom nem som, disparatar. Vir ás mãos, lutar, brigar, combater. Prestar juramento nas mãos de, jurar perante.

Limpo de mãos, honrado, íntegro.--Outras muitas loc. se nos deparam, em que o significado da palavra só se determina pelo sentido e contexto da frase.

(Do lat. manus)

Palavra certa: mão

A forma verbal escrito corretamente é mão.



Análise gramatical da palavra mão

Tipo de palavra: Oxítona

Número de sílabas: 1

Classe gramatical: Sustantivo

Sílabas: mão



Como se escreve pega mao?

Significado da pega mao.

Corretor Ortográfico pega mao.

Dúvidas ortográficas pega mao.